As ocorreu o encerramento dos ciclos ovulatórios

As mulheres passam pela menopausa em determinado período emsuas vidas, e apesar de ser algo normal e muitas vezes citado, nem todos sabemdo que se trata. Além disso, algumas se preocupam por causa dos sintomas quepodem aparecer. Naturalmente, por ser um estágio natural na vida da mulher, éimportante ter conhecimento pela diversidade de informações que envolve.Confira a seguir os tópicos e saiba tudo sobre a menopausa: O que é? Como dito anteriormente, a menopausa é um acontecimentonormal que atinge as mulheres, trata-se de um período que corresponde a um anodepois da última menstruação da mulher, ou seja, é quando já ocorreu oencerramento dos ciclos ovulatórios e menstruais, o que envolve a diminuição doprocesso de produção dos hormônios progesterona e estrogênio, os hormôniossexuais femininos. No entanto, existe um tempo de transição que aconteceanteriormente a chamada menopausa.

O estágio anterior a menopausa é chamado declimatério, que marca a transição entre a vida reprodutiva da mulher e a nãoreprodutiva, essa é uma fase que em alguns locais pode receber um nome diferente,como pré-menopausa. De qualquer forma, nesse momento, já ocorre umdesequilíbrio dos níveis de progesterona e estrogênio, mas geralmente ossintomas nessa fase são leves. A retirada dos ovários por meio de uma cirurgia ginecológicatambém está inclusa como uma das causas da menopausa. Com qual idade ocorre? É interessante lembrar que não existe uma idade”padrão” e sim uma média, que corresponde dos 45 aos 55 anos. Noentanto existe a possibilidade de ocorrer a menopausa precoce ou prematura, queno caso ocorre antes ou por volta dos 40 anos e a tardia, que aconteceposteriormente aos 55 anos de idade. Apesar de não ocorrer grandes mudanças nossintomas entre a menopausa tardia e a precoce, a tardia pode acarretar embenefícios para a saúde, como um risco menor de ter doenças cardiovasculares.

We Will Write a Custom Essay Specifically
For You For Only $13.90/page!


order now

 Sintomas Em alguns casos, tanto a menopausa, como o climatério, sãoassintomáticos. No entanto, algumas mulheres passam por períodos bemdesconfortáveis com o aparecimento dos sintomas que aparecem pela diminuição gradualdos hormônios sexuais. Veja a seguir quais são os mais comuns: Ondas de calor: também conhecidas como fogachos, geralmentesão acompanhadas de sudorese e fadiga;Menstruação irregular: tanto a duração como a quantidade dofluxo sanguíneo podem ocorrer com irregularidade;Alteração do sono e humor: pode ocorrer insônia, descontroleemocional, irritabilidade e distúrbio ansioso por conta da influência dosníveis de estrogênio e progesterona na liberação de neurotransmissores;Ressecamento vaginal;Diminuição da libido;Perda de memória: problemas com a memória de curto prazo ouem se focar podem aparecer. Tratamento Apesar de ser uma fase natural da vida das mulheres, emalguns casos, os sintomas acabam comprometendo a qualidade de vida e por essarazão o tratamento é necessário. Um dos principais é o de terapia hormonal, queconsiste na administração de substâncias que se assemelham a atuação doshormônios que o organismo parou de produzir.

 No entanto, o procedimento não é recomendado para todas asmulheres, especialmente para as que já tiveram câncer de mama, entre outroscasos de contraindicação. Apesar disso, há indicações de outros métodos para oalívio dos sintomas de forma individualizada, por exemplo, para o fogacho,antidepressivos podem ajudar, já para o ressecamento vaginal, existemhidratantes próprios para essa área que podem ser utilizados. Tudo vai dependerdo seu caso e da orientação médica que receber.

x

Hi!
I'm Mary!

Would you like to get a custom essay? How about receiving a customized one?

Check it out